O Departamento Hidroviário de SP anunciou para terça-feira, dia 15/03, a retomada da navegação na Hidrovia Tietê Paraná. A navegação vai acontecer de forma gradativa com calado inicial de 2,40 mts e a previsão é que atinja a forma plena até o final do mês de março.
A Hidrovia Tietê-Paraná chegou a ter 10 comboios operando, de um total de 24, que funcionavam de janeiro a maio de 2022. Crises hídricas afetam diretamente o transporte da produção agrícola do Brasil e por isso, a Secretaria de Logística e Transporte entendeu que é importante mudar a matriz energética para diminuir a dependência das hidroelétricas.
Pela hidrovia são escoadas produções agrícolas para os reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira com destino a São Simão e vice-versa. Dos 2.400 km de extensão, 800 km ficam no Estado de SP.
Em virtude do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná, Jaú conquistou na época dos anos 90 a Faculdade de Tecnologia Fluvial na Fatec. A sede é e sempre será Jaú, com registro em cartório. O primeiro presidente do Consórcio foi o então prefeito Sigefredo Griso, um dos fundadores do Consórcio junto com prefeitos das cidades ribeirinhas do Rio Tietê.