Você já deve ter ouvido a expressão “comida de hospital” para falar de refeições sem graça ou com pouco sabor. Mas aqui na Santa Casa de Jahu é diferente, a feijoada e a costelinha fazem sucesso entre os colaboradores, já os pacientes gostam bastante das sopas, salada de frutas e mousse de chocolate, Isso para falar só de alguns itens do cardápio do hospital.
Diariamente, cerca de mil refeições são preparadas pelo SND (Serviço de nutrição e dietética) da Santa Casa, elas alimentam médicos, funcionários, além de atendidos no Pronto-Socorro, acompanhantes, pacientes internados e que realizam sessões de Hemodiálise.
São mais de 60 colaboradores que atuam no setor, como Nutricionistas, Técnicas de Nutrição, Cozinheiras, Copeiras, Manipuladores de verduras, carnes e líquidos e despenseiras.
As equipes são responsáveis pelo preparo de seis refeições: desjejum, lanches da manhã e tarde, almoço, janta e ceia. Por dia, são consumidos 100 litros de leite e 140 quilos de legumes e verduras.
Para cada paciente, um tipo de refeição
Na assistência à saúde, o atendimento deve ser individualizado, inclusive quanto à alimentação. De acordo com a nutricionista e supervisora do Setor de Nutrição e Dietética, Juliana de Oliveira, as refeições são produzidas levando em conta a patalogia e o estado clínico do paciente, de acordo com as dietas prescritas pela Equipe Médica. Há um rigoroso critério no planejamento dos cardápios, essencial para atender as necessidades e restrições de cada um.
O SND também gerencia a nutrição enteral (alimentação via sonda e suplementações nutricionais), muito comum principalmente para pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e em situações clínicas que conduzam para um cuidado complexo e crítico.