A prefeitura do Município de Jahu informa que tomou conhecimento através das redes sociais, de manifestações da diretoria das entidades Lar Escola Hilarinho Sanzovo e Associação Legião Filantrópica Jauense – Creche Jardim das Acácias, no sentido de que, caso o município não ofereça o reajuste solicitado pelas referidas instituições, não será possível continuar o atendimento às crianças.
Por primeiro, frise-se que essas foram as 2 (duas) únicas entidades que se insurgiram em relação aos valores ofertados pela municipalidade. Por segundo, os valores solicitados superam o percentual de 38,5%, algo impossível de ser atendido, neste momento, sem que haja prejuízo ao planejamento do Município.
Outrossim, o índice de reajuste ofertado pelo município é maior que o dobro da inflação do período (acumulado em 12 meses) e supera, em quase 50%, o reajuste salarial aplicado aos servidores públicos municipais. Inclusive, o índice em questão é o maior já oferecido nos últimos
7 (anos), e foi objeto de estudos conjuntos realizados pelas Secretarias de Educação, Economia e Finanças e Gestão Estratégica (Planejamento).
Destaque-se, ainda, que além dos valores repassados, o Município custeia a merenda oferecida aos alunos – com 4 refeições diárias – das supracitadas instituições.
Ademais, segundo informações da Secretaria de Educação, o prazo para entrega dos documentos relativo ao chamamento público para o ano de 2023, termina no dia 12/12/2022, razão pela qual as tratativas não estão encerradas.
Por fim, ressalte-se que a atual gestão tem compromisso com a população jauense, de modo que adotará todas as medidas para que, caso não seja renovado os convênios, não faltem vagas em creche.