Judoca da região é convocada para o Mundial Sub-18

0
330
É o nosso potencial conquistando o Mundo
Eduarda Bastos, atleta da equipe de Alto Rendimento situada no Sesi Botucatu, defenderá a seleção brasileira na competição mais importante do ano da categoria.
Eduarda Bastos, jovem atleta da equipe de Alto Rendimento de judô do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para defender a seleção brasileira no Mundial Sub-18, que será disputado entre os dias 23 e 27 de agosto, em Zagreb, na Croácia.
O Mundial Sub-18 é a principal competição do ano para a classe de idade e o Brasil irá com um time composto por 19 atletas, sendo dez homens e nove mulheres. “É uma honra poder mostrar um pouco do judô brasileiro para o mundo e também defender meu país. Estou muito feliz e realizada com a convocação, pois é um sonho que vem sendo construído em uma trajetória que não é nada fácil, com muitos acertos e erros, mas estou seguindo firme, determinada e focada, até mesmo nos mínimos detalhes, para poder chegar lá e trazer uma medalha para casa”, ressaltou a judoca ao comentar sua convocação.
O Mundial Juvenil tem como característica revelar grandes nomes do judô e, para muitos atletas, serve como um importante passo no cenário internacional. Entre os medalhistas brasileiros na competição, estão Beatriz Souza, bronze em 2018 e atualmente 3x medalhista mundial no Sênior, Samanta Soares (bronze/2009), o judoca do Sesi-SP e da equipe de Alto Rendimento, Michael Marcelino (bronze/2015), Gabriella Mantena (prata/2017) e Millena Silva (prata/2017), campeões das últimas Seletivas Nacionais e atuais integrantes da Seleção Brasileira de Judô.
Em 2022, o Brasil terminou o evento com duas medalhas de prata: Bianca Reis, no peso leve feminino (-57kg), e Gabriel dos Santos, no peso pesado masculino (+90kg). Eles fazem parte do grupo de 26 medalhistas do país na competição, que teve sua primeira edição em 2009.
“Em 2022, tendo em vista a pandemia, fomos apenas ao Campeonato Mundial. Já neste ano, com a retomada da participação no Circuito Mundial com o Sub-18, a comissão técnica teve a possibilidade de avaliar os atletas em ambiente internacional nos dois estágios que participamos. A equipe apresentou boas participações na Europa e, desta forma, o resultado e desempenho internacional foram os critérios determinantes para a convocação. Em casos específicos, foi necessário olhar para o cenário nacional para compor algumas categorias deficitárias, além de pensar na questão da competição por equipes”, disse José Olívio, técnico da Seleção Sub-18.
A Seleção conquistou 11 medalhas nas duas competições internacionais que participou em 2023. Na Copa Europeia de Teplice, na República Tcheca, foram duas pratas e quatro bronzes, enquanto na etapa de Bielsko-Biala, na Polônia, foram um ouro, uma prata e três bronzes. Todos os medalhistas das ocasiões estão na lista de convocados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui