Cerca de 650 mil pessoas foram notificadas pelo Ministério da Cidadania a devolver, voluntariamente, os recursos do auxílio emergencial durante a pandemia. Mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas desde segunda-feira (04/10) pelos números 28041 ou 28042.
As mensagens são para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda, geraram documento de arrecadações de receitas federais para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.
Em agosto, o ministério também enviou mensagens e foram devolvidos aos cofres públicos cerca de R$ 40,6 milhões até 21 de setembro. Todos que receberam o SMS deverão efetuar o pagamento pelo site gov.br/devolucaoae e inserir o CPF do beneficiário.
Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU e o cidadão poderá realizar o pagamento no Banco do Brasil ou em outros bancos, caso selecione a opção ao solicitar a emissão da guia no sistema.