ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA DEVE SER DECRETADO ATÉ TERÇA-FEIRA

0
384

O Ministério da Agricultura e Pecuária)deve publicar até amanhã (23/05) no Diário Oficial da União portaria decretando estado de emergência zoossanitária em todo o país após os casos de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1).

O estado de emergência deve vigorar pelo prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado por prazo indeterminado, a partir da publicação do texto. No fim da tarde desta segunda-feira (22/05), o Ministério confirmou a publicação da portaria.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal afirmou que trata-se de uma medida já prevista e discutida pela pasta com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais medidas para mitigação. A portaria, por exemplo, tem como efeito suspender feiras de exposição de aves. Para o consumidor, não há nenhuma mudança por ora.

A entidade reforça que não há mudanças no status brasileiro de “livre da enfermidade” perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registros na produção comercial.

No sábado (20/05) mais dois casos de influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1 foram confirmados. Com isso, o número de confirmações em aves silvestres subiu para cinco. Não há casos em humanos.

VACINA

O Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária. Segundo o instituto, os testes estão sendo realizados com cepas vacinais que foram cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o primeiro lote já está pronto para o início dos testes pré-clínicos, ou seja, testes em laboratório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui