Maior biblioteca do interior paulista fica na nossa região
Localizada em Lençóis Paulista, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa (BMOL) conta com um famoso reconhecimento: o número de livros é maior do que habitantes da cidade. Não é atoa que a cidade é conhecida como a Cidade do Livro e tem projeto na Câmara dos Deputados para denominar Lençóis como a Capital Nacional do Livro.
A Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (BMOL) foi criada por Zanderlite Duclerc Verçosa em 21 de Dezembro de 1961. Possui um acervo maior que o número de habitantes, possibilitando aos visitantes uma viagem literária profunda. Em sua grande coletânea há livros em Braile, audiolivros, obras raras autografadas, museu literário, publicações e obras originais de Orígenes Lessa, patrono da Biblioteca, escritor lençoense e membro da Academia Brasileira de Letras.
A Biblioteca oferece um vasto acervo sobre assuntos diversificados, de interesse da população, lançamentos e uma ampla coleção de títulos da literatura brasileira. Possui seções especiais como a “Sala de Obras Autografadas” onde reúne obras com dedicatórias e autógrafos feitos por escritores ícones da literatura nacional e regional.
O “Museu Literário” situado no piso superior onde obras do começo do século XX, estão disponíveis para o completo uso dos usuários. A “Seção de Obras de Referência”, é composta por obras de consulta de vários gêneros e para várias finalidades, dicionários, mapas, guias e enciclopédias temáticas.
Oferece exposições; boletim eletrônico informando os usuários e a comunidade sobre novas aquisições, ranking dos livros mais retirados e mantém um canal aberto para a publicação de sugestões de leituras enviadas pelos leitores; a “Feira do Troca-Troca”, é uma ação reconhecida pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) como um dos 50 projetos nacionais que melhor promovem o incentivo à leitura e democratização do acesso aos livros.
A BMOL também desenvolve anualmente concursos literários (classe adulta ou infantil) e visita de escritores. Sua estrutura é adequada à pessoas portadoras de necessidades especiais, como acesso à cadeirantes, sala para pessoas com baixa visão e acervo em braile.
A biblioteca municipal conta até com uma cafeteira em seu piso superior, todo mês é sorteado um leitor que mais leu livros no mês.
A maior Biblioteca Pública do Interior do Brasil, pelo seu acervo superior a 150.000 livros e mais de 20.000 documentos, desde Decreto de D. João V a autógrafos diversos; além de um acervo especial com peças raríssimas, que destacam a Biblioteca, entre muitas outras do país.
Em especial pertences pessoais de Olavo Bilac; Guimarães Rosa; Cora Coralina; Manuel Bandeira; Procópio Ferreira e Manuscritos de Orígenes Lessa.
Acervo de documentos completos de: Orígenes Lessa; Procópio Ferreira; Carlos Lage; Cora Coralina; Guilherme Figueiredo; Pe. João Amâncio da Costa Novaes e Dr. Antônio Tedesco.
Propicia cursos, exposições, palestras, jogos recreativos, concursos literários de âmbito nacional e internacional.
O apoio de Orígenes Lessa sempre foi fundamental para o enriquecimento da Biblioteca e, graças a ele e a colaboração de muitos escritores. Hoje, Lençóis se orgulha de possuir um dos maiores acervos Municipais, tanto que o cognome da cidade é “Cidade do Livro”. Em média a biblioteca recebe cerca de 300 pessoas por dia.
A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa fica localizada na Rua Sete de Setembro, Centro, anexo a Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica).